Está em moda nos últimos dias nas redes sociais, o desafio do
balde do gelo, interessante é saber que muitas celebridade já estão tomando
partido da ação, como por exemplo Mark Zuckerberg, Bill Gates, Oprah, o jogador
da seleção brasileira Marcelo, Neymar, o apresentador Luciano Hulk entre outros
famosos .
|
Jogador Marcelo tomando banho de balde e gelo. |
A "brincadeira" é bem simples e por uma
causa bem nobre, por assim dizer. Trata-se de tomar um banho de água fria ou
doar U$100 para algumas instituições sérias que tratam da doença ELA (Esclerose
Lateral Amiotrófica) como a Associação
Pró-Cura da Ela e AbrEla aqui no Brasil e nos
EUA, a Alsa. E logo após desafiar três
outras pessoas a fazer o mesmo. Até aqui tudo bem.
O que acontece é que muitas "celebridades"
aparentemente estão usando a campanha que é séria como marketing pessoal, não
irei estranhar se um certo fulano não estiver planejando pôr uma camiseta nos
próximos dias à venda "eu tomei meu banho gelado e você?" ou algo
parecido. Creio que seja possível, afinal todos nós pudemos ver na época do
preconceito sofrido pelo Dani Alves, o caso da banana para o leitor mais
distraído.
Até mesmo me incomoda, o fato de um tal
humorista usar a séria campanha para atacar políticos à respeito da crise
hídrica que assola o estado de São Paulo, sendo que poderia melhor que atacar
isto, contribuir de maneira financeira, ou mesmo contribuir com a campanha de
maneira séria. Agora me pergunto, será que todos eles estão realmente
contribuindo financeiramente ou só usando o marketing? Realmente é uma difícil
questão que me faço neste momento. Talvez até estejam ajudando, difícil mesmo é
nós sabermos.
Pelo menos para a campanha está se
tratando de um excelente negócio, afinal o intuito real e proposto está sendo
feito e com louvor que é ajudar quem realmente precisa e sofre desta doença.
Por exemplo, de acordo com a revista Time, a instituição responsável em
arrecadar fundos já recebeu U$ 5,5 milhões desde que o viral começou em 27 de
julho, no ano passado mesmo não ultrapassou a quantia de U$ 32 mil.
Mas realmente o que causa esta doença?
Trata-se de uma doença que atinge o sistema nervoso e assim faz com que a
pessoa sinta dificuldade em se locomover, comer, falar, perder a habilidade dos
movimentos até que por fim a pessoa morre. Atualmente não tem cura para a doença,
mas existe drogas que retardam o falecimento do doente em até 5 anos após o
diagnóstico, porém são caros e ai o motivo da campanha.
Um caso muito famoso de ELA é o do físico
Stephen Hawking, aqui mesmo no Brasil, também temos um caso, o do jogador brasileiro,
Washington, ex-jogador da seleção brasileira que morreu em 2014.
Acredito que devemos sim buscar ajudar e não
apenas usar a campanha que tem um bom objetivo. Pena que muitas pessoas usam a
ideia de maneira errada, em seu próprio benefício e esquecem o real motivo ou
até mesmo desconhecem. E só tomam banho por tomar. Sou da ideia que a
pessoa deve sim ajudar financeiramente e então desafiar o amigo que é muito mais
interessante e claro, os portadores de ELA agradecem.