02 de dezembro é #diadedoar #GivingTuesday
No decorrer do ano eu me deparei
com datas comemorativas que movimentam bilhões na economia – Tais como Páscoa,
Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, etc. E o comércio não tem do que
reclamar. Um presente dado ao amigo, colega de trabalho ou parente é maneira
mais comum das pessoas transmitirem sua admiração e afeto para o próximo, mas
você costuma ajudar de alguma maneira um desconhecido? Nessa terça, 2 de
dezembro de 2014 acontece o “Dia de Doar” #diadedoar que inspira a filantropia
pessoal e encoraja doações maiores, melhores e mais inteligentes durante época
de festas.
A campanha está na sua segunda
edição aqui no Brasil, e agora conta com o apoio do movimento internacional #GivingTuesday.
E juntar diferentes pessoas, grandes e pequenas empresas para o incentivo e costume
na ajuda a instituições filantrópicas; pessoas em situação de risco e rua; Asilos;
Orfanatos, Banco de Sangue é a melhor maneira de transformar o mundo em um
lugar melhor para todos.
Imagem: Divulgação
Depois
da “Black Friday” em que consumidores foram estimulados ~ manipulados ~ a
correrem contra o tempo para garantirem seus bens materiais - que em muitos
casos, não tinham como uma necessidade imediata -, o #GivingTuesday surgiu nos EUA como uma
atitude coletiva que funciona como uma celebração a importância do
fortalecimento da democracia através de doações para organizações da sociedade
civil – importante ressaltar que, a doação já é costume de algumas pessoas no
final de ano.
Imagem: Divulgação
A hashtag #diadedoar é a marca da
campanha, e através dela incentive amigos, colegas de trabalho e parentes a
praticar doações nesse 2 de dezembro. Esse é o momento perfeito para que o
mundo se junte e mostre a importância de ações coletivas. O “Dia de Doar” é
organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação. No Brasil fazem parte da
iniciativa o Care, Greenpeace, Furnas, Fundação SOS Mata Atlântica, Rotary
Internacional, Cruz Vermelha, Caritas, Fundação Abrinq, Instituto Avon e mais
380 organizações.
Nessa terça, quaisquer tipos de
doações serão válidos, como: voluntariado, doação de sangue e de órgãos, bem
como de agasalhos, alimentos, livros e brinquedos, além de dinheiro. A campanha
incentiva o registro das ações que serão feitas nesse dia na internet, como
facebook, Blogs, Twitter, Instagram, etc.
Vídeo divulgação da campanha no Brasil
O sucesso do Dia de Doar vai
depender do esforço coletivo dos grupos e parceiros, além, é claro, de você.
Não precisa ser um líder mundial ou milionário para doar, mas é sobre pessoas
normais se juntando para fazer coisas extraordinárias – Concluo esse texto com uma
mensagem importante no qual foi utilizada durante um encontro sobre meio
ambiente, mas cabe perfeitamente no tema filantropia: “As pessoas tomando
atitudes locais, mudam situações globais”.
Visite o
site da campanha aqui no Brasil
Participe
pelas redes sociais